Ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de mortalidade e incapacidade na população adulta.
Os principais fatores de risco são: tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol aumentado, obesidade, sedentarismo e doenças cardíacas.
A alma do negócio é a prevenção! Praticando atividade física regular, alimentação equilibrada (dieta do mediterrâneo), mantendo as doenças de base controladas, peso adequado, qualidade do sono adequada e uma dose de vinho diária você reduz em muito o risco de um AVC.
Outra informação importante: os sintomas de um AVC são perda de força muscular, formigamento, perda visual, dificuldade para falar ou redução do nível de consciência. Na presença de qualquer um destes sintomas você deverá buscar um pronto atendimento o mais rápido possível, mesmo que seja um sintoma transitório, pois quanto mais rápido o início do tratamento maior a chance de não ocorrer sequelas e menor risco de vida.
Para aqueles que infelizmente apresentaram um AVC com consequente perda funcional, saibam que a Medicina de Reabilitação possui uma gama de intervenções voltadas para a estimulação cerebral e resgate da independência.