A osteoartrite ou osteoatrose é a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Ocorre quando a cartilagem protetora que amortece as extremidades de seus ossos se desgasta com o tempo.
Embora a osteoartrite possa danificar qualquer articulação, o distúrbio afeta mais comumente as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna.
Os sintomas da osteoartrite geralmente podem ser controlados, embora os danos nas articulações não possam ser revertidos. Manter-se ativo, com condicionamento muscular adequado, manter um peso saudável e alguns tratamentos podem retardar a progressão da doença e ajudar a melhorar a dor e a função articular. Os recursos terapêuticos envolvem medicações específicas, suplementos, infiltrações, uso de joelheiras e bengalas em casos específicos, fisioterapia e terapia ocupacional. A detecção e início precoce do tratamento é fundamental. Em casos avançados o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
Dentre os fatores de risco estão: idade (o risco de osteoartrite aumenta com a idade), obesidade, lesões ou deformidades articulares prévias, estresse repetitivo na articulação (Ex: esporte de alto impacto), genética e algumas doenças metabólicas como diabetes e hemocromatose .Fique atento, se perceber creptações, instabilidade, dor ou inchaço de alguma de suas articulações procure uma avaliação médica.