É inevitável ter dor com o envelhecimento?
- Não!
Ouvimos com muita frequência os pacientes dizerem que se acostumaram com as dores, pois acreditam que após os 60 anos é normal sentir dor. Esta premissa definitivamente não é verdadeira. Podemos nos preparar para um envelhecimento saudável e sem dor.
As principais causas de dor em idosos são as osteoarticulares, como: osteoartrose, alterações posturais, osteoporose com fraturas vertebrais patologias dos pés (EX: fasceite plantar, metatarsalgias), lesões tendíneas dos ombros, entre outras.
Algumas regrinhas básicas podem prevenir estes problemas:
- manter peso adequado
- manter o musculo forte e condicionado
- cuidar da postura ao usar computadores, celulares e/ou outras atividades repetitivas que se mantenham por longo período
- realizar densitometria óssea, quando indicado pelo seu médico
- manter aporte de cálcio e vitamina D adequados
- cuidar das alterações na pisada (palmilhas com prescrição médica podem ajudar)
- escolher sapatos macios, com solado de borracha, que não tenham bico fino. No caso das mulheres, o uso do salto deve ser comedido, seguido de alongamentos diários.
Para aqueles que já possuem alguma condição osteoarticular também saibam que existe um arsenal terapêutico bastante grande capaz de eliminar a dor. Não podemos nos acostumar com a dor! A dor deve sempre ser tratada, pois além de causar impacto na qualidade de vida também interfere diretamente na saúde física e mental.