Em 2000, ao final da Residência Médica em Fisiatria, ingressei na Especialização em Geriatria e Gerontologia da mesma universidade entendendo que esta seria minha população alvo. A troca e a sinergia foram perfeitas! Aprendi muito em relação a especificidade do processo de envelhecimento e pude também plantar sementes quanto a importância da “Reabilitação Geriátrica” – conceito que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos.
Um grande mestre (Dr Danilo Masiero), na época, me presenteou com a orientação de seguir neste caminho: – “Você será uma médica mais completa ao unir os conhecimentos clínicos da Geriatria com o arsenal diagnóstico e terapêutico da Medicina de Reabilitação”. E este ensinamento eu venho replicando aos meus alunos até hoje.
Sendo o AVC (acidente vascular cerebral) uma das principais causas de incapacidade do adulto, escolhi esta como minha linha de pesquisa durante 5 anos entre mestrado e doutorado (2003-2008).
Hoje, ao completar 22 anos de formada olho para trás e muito me orgulho, não só pelos feitos acadêmicos e profissionais, pelos resultados obtidos com cada família que cuidei, mas também por ter tido a coragem de investir no tipo de medicina que sempre acreditei: individualizada, humanizada, baseada em evidência, com participação ativa do paciente, voltada ao binômio paciente/família, sustentável e com foco na qualidade de vida!
Acredito no conceito de saúde como a “capacidade de cuidar de si próprio”!