Porque, mesmo sabendo da importância da prática de atividade física, muitos não conseguem dar início à uma atividade regular ou não conseguem manter em sua rotina?
As barreiras mais comuns à prática de atividade física, são:
- Obesidade
- Dores
- Antecedentes de lesões ao praticar atividade física
- Depressão
- Alterações osteoarticulares e problemas nos pés
- Alterações clínicas (cardíacas, pulmonares etc)
- Nunca ter vivenciado modalidades de atividade física ou esportiva ao longo da vida
- Dificuldade no gerenciamento do tempo
- Falta de entendimento sobre importância
Qual o papel do médico neste contexto?
O papel do médico deve iniciar na educação quanto a importância da atividade física, mas vai além: cabe ao médico identificar estas barreiras e trata-las. Raras são as condições médicas que contraindicam a pratica de atividade física.
Além da identificação e tratamento destas barreiras, a prescrição adequada quanto ao tipo de exercício, forma de início, identificação da necessidade ou não de acompanhamento profissional e de que forma, intensidade, frequência, são determinantes fundamentais para a aderência.
Cabe também ao médico traçar plano de tratamento com metas claras e realistas em parceria com o paciente, monitorando constantemente.
Algumas dicas:
– faça a escolha certa: escolha gastar energia!!! Se pode subir de escadas, porque subir de elevador? A recomentação da Organização Mundial de saúde é de cerca de 8000 passos por dia!
– se você tem medo de iniciar uma atividade física por questões clínicas, se sente dor ao fazer exercícios ou se tem histórico de lesões ao praticar atividade: não desista, podemos te ajudar!
Seja promotor do seu próprio envelhecimento saudável!